As graduações marcam o progresso que o karateca vai adquirindo ao longo da sua pratica e revelam-se na forma de cintos de cores.
O sistema de graduações através de cintos é recente na história do Karate. Antigamente o número de praticantes era reduzido e treinavam em segredo, longe da vista de curiosos e potenciais adversários. Assim, todos sabiam as capacidades e conhecimentos uns dos outros e as cores de cinto não eram necessárias para diferenciar os praticantes.
Com a evolução dos tempos, a abertura de muitos Dojos e a divulgação do Karate, o número de praticantes aumentou bastante e surgiu a necessidade de criar uma estrutura que facilitasse o ensino e avaliação dos estudantes.
O sistema de graduações foi inspirado no Judo. Inicialmente apenas se utilizavam três cores: o branco, o castanho e o negro
Actualmente utiliza-se um sistema de cores mais amplo.
O sistema utilizado pelo nosso estilo é:
- 10º KYU :: Cinto Branco
- 9º KYU :: Cinto Branco com uma lista negra
- 8º KYU :: Cinto Amarelo
- 7º KYU :: Cinto Laranja
- 6º KYU :: Cinto Verde
- 5º KYU :: Cinto Azul
- 4º KYU :: Cinto Vermelho
- 3º KYU :: Cinto Castanho
- 2º KYU :: Cinto Castanho com uma lista negra
- 1º KYU :: Cinto Castanho com duas listas negras
- 1º DAN :: Cinto Negro, e assim sucessivamente, até 10º Dan
* Podem ser utilizados cintos de duas cores (ex: amarelo/laranja) para representar graduações intermédias nos escalões etários mais baixos.
Para passar de uma graduação para outra o praticante tem de fazer um exame em que será avaliado em três elementos principais:
- SHIN – Espírito mental
- GI - Habilidade técnica
- TAI - Corpo e condição física.
As graduações por si não devem ser o objectivo do treino, pois uma graduação sem uma boa técnica não serve de nada. O que realmente importa numa graduação é o esforço e vontade de superarmos as nossas dificuldades diariamente, adquirindo conhecimento e demonstrando o nosso progresso.
Em relação aos exames de graduação há também pormenores que não devemos esquecer:
- Os exames de graduação serão em datas definidas e é da responsabilidade do instrutor propor, ou não, um aluno para exame.
- Ainda que o treino diário não tenha como objectivo apenas a graduação, quando recebemos um novo cinto devemos orgulhar-nos dele porque simboliza todos os progressos que alcançamos e aumenta a responsabilidade, obrigando-nos a novos esforços para atingir e manter o nível adequado à graduação que possuímos.
- Em todos os exames de graduação devemos esforçar-nos e trabalhar o melhor possível, pois assim demonstramos reconhecimento pela confiança que nos depositou o nosso instrutor ao propor-nos para exame.
- Se não ficarmos satisfeitos com o resultado do exame devemos esforçar-nos ainda mais para ultrapassar as nossas falhas e, ao mesmo tempo, contribuir para aumentar a nossa força física e mental.